segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Saiba como cuidar da imagem nas redes sociais

Da vida pessoal ao estilo, especialistas dão dicas para você se expor sem correr riscos de 'cair na boca do povo'

Por: Pollyana de Moraes

Se ignorar o Facebook e tantas outras redes sociais parece estar fora de questão, alguns cuidados simples permitem que você se exponha sim, mas sem correr o risco de virar alvo de fofocas ou de comentários maldosos. O GNT conversou com especialistas no assunto e separou cinco dicas para você manter a classe (e a intimidade) protegidas na internet.
  • 1 Vida Pessoal
    Na opinião da psicóloga-clínica Daniela Pinotti, as pessoas ainda estão aprendendo a lidar com a influência das redes sociais no dia a dia, mas é preciso colocar em prática o pouco que se sabe sobre o “bom senso virtual”. “Achamos que as redes sociais parecem a sala de nossa casa, mas não são. E também não é todo mundo que convidamos para entrar em nossa casa”, diz. Segundo Daniela, a dica é não expor a própria rotina a ponto de permitir que conhecidos ou estranhos participem dela ou opinem sobre sua intimidade. Na hora de fazer comentários em relação à vida dos outros, a sugestão é nunca dizer nada de que você possa se arrepender depois, pois o tiro pode sair pela culatra: lembre-se que uma vez escrito, registrado está.

  • 2 Relacionamento
    Para os casais, as redes podem ser motivo de estresse. Relação exposta, ciúmes, assédio de terceiros, tudo vira motivo para discussões e desconfiança. A psicóloga carioca Ana Paula Cavalcante Pinto lembra que isso pode ser evitado com muito diálogo entre o casal. “É preciso que os envolvidos estabeleçam juntos os limites do que se divulga ou não da intimidade deles na internet”. Esse limite vale, por exemplo, para avaliar quais fotos ou comentários sobre terceiros podem ser compartilhados ou não. Compartilhar o mesmo perfil que o parceiro nem sempre ajuda. “A individualidade é importante, assim como o comum acordo. É preciso haver confiança e bom senso para não expor o que já não é exposto na ‘vida real’”, recomenda Ana Paula.

  • 3 Estilo
    Autora de um dos blogs de moda mais populares do Brasil, Joanna Moura (a Jojo, de ‘Um Ano Sem Zara’) sabe bem como lidar com a exposição na web quando o assunto é estilo. Todo dia, ela posta no blog looks que servem de inspiração para centenas de mulheres e aspirantes a fashionistas. Para aprender com a Jojo, a primeira dica é: vulgaridade não. “Se você quiser postar uma foto sua de biquíni na praia, lembre-se que a internet não é a praia. Existem pessoas do trabalho, da faculdade e desconhecidos que podem achar a foto vulgar fora do contexto”, alerta. Dar pitaco negativo sobre o estilo dos outros também pode ser ponto contra. "Tudo bem dizer o que gosta ou o que não gosta, mas respeito é fundamental”, comenta Jojo.

  • 4 Trabalho
    Tão ruim quanto ser vítima de fofoca na internet é ser a própria autora da fofoca. Surpresa? Para o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Mata, falar mais sobre pessoas ou sobre a vida dos outros diminui as chances de uma contratação ou de uma promoção. A dica para não cometer nenhuma gafe é apertar o freio das postagens pessoais e falar mais de ideias e valores. “Nos processos seletivos, cada vez mais empresas acessam os perfis dos candidatos no Facebook”, afirma ele. Por isso, nada de fotos comprometedoras, palavrões ou preconceitos: você está sendo observada.

  • 5 Opinião
    A pesquisadora da PUC-RJ, Carla Rodrigues, diz que a raiz das opiniões mais ofensivas da internet é a ideia de que a ‘personalidade virtual’ não é a mesma que a real, por isso, existe uma aura de anonimato. “Aquele comentário ofensivo que uma pessoa faz nas redes sociais, dificilmente ela faria num bar com os amigos, por exemplo. Porque no bar ela é a “fulana de tal”, enquanto na internet, ela é um nome com foto, ou um apelido”, explica. Para evitar uma bola fora, a dica de Carla é levar o mesmo bom senso esperado do dia a dia para as redes, ou você também pode virar alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário