1 – Como surgiram as montanhas asiáticas?
As montanhas asiáticas, principalmente as da Cordilheira do Himalaia,surgiram a partir do choque entre placas tectônicas e, com o soerguimento de uma delas, desencadearam o fenômeno de formação dos dobramentos modernos.
2 – Cite três grandes rios asiáticos.
Ganges – Mekong – Indo – Amarelo – Jordão – Tigre – Eufrates etc
3 – Quanto a utilização, qual a importância dos rios asiáticos?
Os rios asiáticos desempenharam importante papel na fixação do homem. Estes rios correm das altas montanhas da região central em direção aos oceanos Pacífico, índico e Ártico.
Os rios asiáticos em sua maior parte possuem regime pluvial e nival, isto é, são alimentados pelas águas provenientes das chuvas e do derretimento das neves.
Uma característica da hidrografia asiática é a existência de grandes bacias internas que recolhem, em suas depressões, água que não correm para os oceanos.
Estas bacias estão situadas em áreas de clima seco, desempenhando um importante papel, como é o caso do rio Jordão, que possibilita o desenvolvimento de culturas irrigadas nas áreas secas que atravessa.
O rio Indo e o rio Ganges nasce nas cordilheiras do Himalaia. São de grande importância econômica, pois, durante as suas cheias, fertilizam as terras por onde passam.
Na planície Siberiana encontram-se rios que tem suas águas congeladas no inverno e no verão provocam enchentes. O rio Mekong também é de importância econômica para os países que atravessa. Em suas margens, é cultivado o arroz, alimento básico dos orientais.
4 – A Ásia possui alguns obstáculos naturais que dificultam o desenvolvimento agrícola de algumas regiões. Explique como o clima e o relevo podem dificultar essa atividade.
No caso do relevo, o fato de ser montanhoso já restringe o desenvolvimento agrícola, pode servir como barreira que impedem a passagem de massas de ar úmidas ao continente. O clima árido pode impedir a atividade agrícola, bem como a dinâmica de monções onde hora há grande período de estiagem outrora grandes inundações.
5 – A Ásia é um continente que abriga grande parte da população mundial, no entanto existem regiões que são verdadeiros vazios demográficos. Explique o porquê de ocorrerem tais vazios.
Algumas regiões são de difícil desenvolvimento por apresentarem condições naturais adversas, outras regiões já atraem a população onde a mesma se aglomera.
6 – Explique onde e como ocorre a dinâmica das monções.
Moncões podem estar ligadas ao aquecimento Global. As mudanças climáticas estão associadas à piora da monções, os ventos que provocam as fortes chuvas naquela região da Ásia. As monções de verão que atingem a Ásia em determinadas épocas do ano tem cada vez mais o aumento na quantidade de água que atingem, causando violentas enchentes. Uma Monção é um vento períodico, que ocorre especialmente no Oceano Índico e no Sudoeste da Ásia. As monções são causadas devido a terra se aquecer e resfriar mais rapidamente que a água.
Como no Verão a continente está mais quente que a água do mar, o ar quente que está sobre a Terra tende a subir, isso cria uma área de baixa pressão atmosférica, que por sua vez produz um vento constante que sopra do mar para terra.
A chuva associada ao fenômeno é causada pelos ventos úmidos que sopram do mar, que ao atingir e provoca sua condensação.
No inverno ocorre exatamente o inverso, consequentemente haverá grande período de estiagem(seca).
Como no Verão a continente está mais quente que a água do mar, o ar quente que está sobre a Terra tende a subir, isso cria uma área de baixa pressão atmosférica, que por sua vez produz um vento constante que sopra do mar para terra.
A chuva associada ao fenômeno é causada pelos ventos úmidos que sopram do mar, que ao atingir e provoca sua condensação.
No inverno ocorre exatamente o inverso, consequentemente haverá grande período de estiagem(seca).
7 – Quais as conseqüências do crescimento urbano exagerado das grandes cidades asiáticas?
Inicialmente ocorre grande êxodo rural. Com isso as cidades começam a crescer de forma desordenada gerando graves problemas como a falta de moradias, marginalização e exclusão social dentre outros.
8 – Explique o que são as ZEE’s chinesas.
A necessidade de reformar a economia chinesa e alterar as condições sociais no país fez com que a China se estruturasse na esfera econômica. Desde o final dos anos 70, a China adota uma crescente liberalização da economia, concentrada em Zonas Econômicas Especiais (ZEEs). Esta abertura progressiva, no entanto, foi cautelosa. As autoridades escolheram a região sul do país, deixando o “coração” da China, o norte e o centro isolados das influências ou “contágios” que se viessem verificar. As ZEEs foram criadas para acabar com a estagnação econômica que atingia os países socialistas e os afastavam do nível de desenvolvimento do capitalismo. São espaços territoriais onde foram concedidas condições especiais para a fixação de capitais estrangeiros e também algumas liberalizações do mercado, semelhantes às existentes nos países ocidentais Com o objetivo de atrair capital externo, expandir as exportações, receber novas tecnologias e absorver métodos ocidentais de administração, essa iniciativa contribuiu para alavancar o desenvolvimento econômico e tecnológico, além de fortalecer a inserção do país no cenário internacional.
9 – Como é o sistema político-econômico da China?
A China é um país oficialmente socialista, porém, desde a abertura das ZEE’s, passou – não oficialmente – a ser chamado de “Socialismo de Mercado” devido as diversas aberturas econômicas.
10 – Explique como é a economia da Índia.
A Índia é um dos maiores países produtores de alimentos do mundo. É um país produtor em uma enorme quantidade de leite, cana-de-açúcar e chá. Produz e exporta uma grande quantidade de arroz, trigo, legumes e frutas. A Índia ainda conta com uma grande diversidade industrial tornando-a competitiva no mundo. É uma grande fabricante de motocicletas e a Hero Honda está localizada na Índia e é uma das maiores empresas que fabrica motocicletas no mundo.
A indústria automobilística também é muito diversificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário