terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais uma de Educação Física

História do Futsal
O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe.
As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada”.
Para os uruguaios, o criador do esporte foi o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéo. Nesta associação, um grupo de jovens alunos, empolgados com o sucesso do futebol uruguaio, praticavam-no como recreação.
Em 1933, Juan Carlos Ceriani, redigiu as primeiras regras de futebol de salão, Fundamentadas no futebol, basquete, handebol e pólo aquático. Neste período, por ocasião de um curso no Uruguai, patrocinado pelo instituto técnico da Federação Sul-Americana das ACMs, cópias destas regras foram distribuídas a todos os representantes de países da América do Sul, entre eles
alguns brasileiros
Por volta de 1942, o futebol de salão havia conquistado a simpatia de todos. O que era inicialmente exclusividade das crianças passou a ser o esporte preferido dos adultos.
Entre os adultos, o gosto pelo futebol de salão era tanto que passou a ser um problema discipliná-lo na maioria das ACMs da América do Sul, a ponto de na Conferência dos Diretores de Educação Física das ACMs Sul-Americanas, ser recomendado que o futebol de salão fosse limitado a pratica somente de menores. A ACM de São Paulo foi à única que continuou com o futebol de salão em seu programa de adultos devendo a esta a divulgação desse esporte.
Atualmente, o futsal é o esporte que possui o maior número de praticantes no Brasil. No mundo, são mais de setenta países que praticam este esporte em quatro continentes, tendo como destaque o Paraguai, Espanha, Portugal e Brasil.


 
Desporto relativamente jovem, o futsal em pouco tempo passou a ser um dos mais praticados pelos brasileiros. Vários fatores contribuem para que isso aconteça, como:
• possui regras fáceis;
• pode ser praticado até na rua, em campos improvisados;
• não exige equipamentos sofisticados.
Praticado de forma bem orientada, esse desporto desenvolve a coordenação, a agilidade, a velocidade e precisão. Exige preparação física eficiente, reflexos rápidos e seguros, melhorando a resistência orgânica dos praticantes.
FUNDAMENTOS
Domínio, controle, condução, chute, passe, drible, finta.
Domínio: é a habilidade de recepcionar a bola,
Na maioria das vezes com o pé.
Controle: Controlar a bola é diferente de dominá-la, refere se a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão.
Condução: é quando se leva a bola pela quadra de jogo. Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor.
Chute: é a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção ao objetivo, seja este o gol, outro jogador, ou tira-lo de jogo.
Cabeceio: é a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.
Passe: é ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo, em geral passa-se a bola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro. Drible: é a ação individual, exercida com posse de bola, visando ludibriar um oponente quando ultrapassado.
Finta: ao contrário do drible, é realizada sem bola, tem o objetivo de obtê-la. de enganando o seu adversário para receber a bola.
ALGUMAS REGRAS DE FUTSAL
REGRA 01 - QUADRA DE JOGO
Dimensões: a quadra de jogo será um retângulo de comprimento máximo de 42 m e o mínimo de 25 m e a largura de máximo de 22 m e mínimo de 15 m.

REGRA 02 - A BOLA
A bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro material aprovado sendo separados de acordo com a circunferência da bola.
REGRA 03 – NÚMERO E SUBSTITUIÇÕES DE ATLETAS
A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por um máximo de cinco atletas, um dos quais, obrigatoriamente o goleiro, sendo vetado o início de uma partida a equipe com menos de 05 atletas ou prosseguimento com uma ou ambas as equipes ficar reduzida a menos de 03 atletas.
O Número máximo de reservas é de 07 atletas.
REGRA 04 – EQUIPAMENTOS DOS ATLETAS
O equipamento dos atletas compõe de camisa de manga curta ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras e tênis (não podem conter travas).
Os atletas não poderão usar piercing, brincos, pulseiras, cordões, colares, anéis etc... Será permitido somente apenas o uso da aliança.
Nas costas e na frente das camisas obrigatoriamente serão colocadas numerações de 01 a 15, vedada à repetição de nº da mesma equipe.
O goleiro usará uniforme com camisa de cor diferente dos demais atletas, sendo-lhe permitido o uso de calça de agasalho.
REGRA 08 – DURAÇÃO DA PARTIDA
O tempo de duração de uma partida de Futsal será cronometrado dividido em dois períodos iguais, tanto para o masculino como no feminino e com tempo de até 15 minutos para descanso entre os períodos. (O anexo I da Regra Nacional prevê 10 minutos de descanso). Para as categorias Adulto, terá 40 minutos, divididos em 2 tempos de 20 minutos com intervalo de 10/15 minutos.
REGRA 10 – BOLA EM JOGO E FORA DE JOGO
A bola estará fora de jogo quando:
Atravessar completamente quer pelo solo, quer pelo alto, as linhas laterais ou de fundo;
A partida for interrompida pelo árbitro ;Jogada em local coberto, a bola tocar no teto.
diretamente ou tocar no goleiro, dentro oi fora da área de meta, será executado arremesso de meta.
REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES
FALTAS TÉCNICAS – Aquela que o atleta comete, intencionalmente, uma das infrações: dar ou tentar dar pontapé; calçar o adversário, trancar o adversário de maneira violenta ou perigosa; bater ou tentar bater, lançar cusparada em adversário.
FALTAS PESSOAIS – Aquela que o atleta comete, intencionalmente, uma das infrações: jogar perigosamente, sem posse de bola obstruir o adversário, trancar o goleiro, tocar na bola o atleta não equipado, usar expressão verbal ou vocal para enganar o adversário, ficar parado na frente do goleiro obstruindo sua visão.
FALTAS DISCIPLINARES – Consideram-se faltas disciplinares, com a cobrança dos jogadores titulares e reservas, qualquer das seguintes infrações: entrar em quadra antes de decorridos 2 minutos (expulsão temporária) ou de sua equipe ter sofrido um tento; demonstrar por palavras ou atos de divergência do árbitro, trocar de número sem avisar o árbitro; entrar na quadra de jogo para atrapalhar ou impedir a tentativa ou a marcação de um tento contra sua equipe; toda simulação na superfície do jogo, que tenha a finalidade de ludibriar os árbitros deverá ser penalizada como conduta anti-desportiva.
A ARBITRAGEM:
A arbitragem no futsal fica a cargo do árbitro, dos fiscais de linha, do anotador e do cronometrista. O primeiro é a autoridade máxima da partida, zela pelo cumprimento das regras e avalia a conduta dos participantes. Os fiscais de linha são equivalentes aos "bandeirinhas" do futebol de campo, que agora são chamados de auxiliares. O anotador controla as substituições, registra as faltas e examina as fichas dos jogadores. O cronometrista cuida do tempo, travando e destravando o cronômetro.
Arremesso lateral
Será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais, quer pelo solo ou pelo alto.
O retorno da bola à quadra de jogo dar-se-á com a movimentação da mesma com os pés no exato local onde saiu à bola, em qualquer direção, executado por um atleta adversário daquela equipe que tocou a bola por último.
Se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido.
Arremesso de meta
A execução do arremesso de meta dar-se-á exclusivamente pelo goleiro, com o uso das mãos, de qualquer ponto da área de meta podendo ultrapassar a linha demarcatória do meio da quadra.
Arremesso de canto
O arremesso de canto dar-se-á sempre que a bola ultrapassar inteiramente a linha de fundo, após ter sido jogada por um atleta da defesa. O arremesso de canto deverá ser executado sempre
do canto mais próximo de onde saiu à bola pela linha do fundo.
Posições dos jogadores no futsal
Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
Fixo- defensor, semelhante a defesa
Ala (esquerdo e direito)- conduzem o jogo na lateral da quadra.
Pivô- movimenta-se no ataque
Goleiro- defende o gol de todos os ataques do adversário e também ataca.
Sistemas e Manobras
Sistemas, são distribuições ordenadas dos componentes de uma equipe em quadra para facilitar a aplicação das diferentes manobras.
Sistemas ofensivos- tem objetivo de chegar ate o gol do adversário .
Sistemas defensivos- tem como objetivo impedir que o adversário faça o gol.
Manobras, são ações individuais ou coletivas aplicadas nos diferentes sistemas de jogo.
Sistemas básicos de jogo
O posicionamento depende do sistema:
 O goleiro defende a meta e, com a exceção dos sistemas em que ele atua fora da área, deve ser posicionado na meia-quadra defensiva junto à meta.
 O fixo deve ser posicionado na meia-quadra de defesa. Se o sistema exigir, além de este ser posicionado na defesa, ele deve estar no centro da quadra.
 Os alas devem ser posicionados nas laterais da quadra, seja na meia-quadra de ataque ou de defesa.
 O pivô deve ser posicionado na meia-quadra de ataque.
São eles :
a) 2.2
b) 1.2.1
c) 2.1.1
d) 3.1
e) 4.0
f) 1.2.2 (Gol linha) - este último, com a utilização do goleiro fora da área.

Sistema ofensivo :
 


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