sábado, 1 de outubro de 2011

Exercícios de revisãopara os 1º anos - CORREÇÃO


Como se forma o petróleo?
O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.

Qual a importância do Oriente Médio no contexto da produção de petróleo?
A fonte de renda que projeta internacionalmente o Oriente Médio é, sem dúvida, o petróleo, cujas jazidas mais significativas são encontradas na Mesopotâmia (Iraque) e na região do golfo Pérsico, onde se situam as maiores reservas mundiais. Os grandes produtores regionais são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain, que fazem parte de um dos mais importantes cartéis (associação de produtores) do planeta, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Os países da região são os principais fornecedores de petróleo para as potências econômicas, como os membros da União Européia, Estados Unidos e Japão. A dependência das grandes potências em relação ao petróleo do Oriente Médio acabou acirrando os conflitos regionais, que se avolumaram com a intensa disputa pela hegemonia política por parte dos grandes produtores de petróleo.


Em geral, as jazidas de petróleo ainda abastecerão o mundo por quanto tempo?
Não existe um consenso em relação a durabilidade das reservas de petróleo, mas estima-se que entre 50 e 100 anos as reservas atuais estarão extintas. Porém, é necessário frisar que constantemente têm-se descoberto novas reservas (como é o caso do pré-sal no Brasil) e tais descobertas podem aumentar a vida útil das reservas.

Qual o papel dos EUA no contexto da produção e consumo de petróleo?
O EUA é o maior consumidor de petróleo do mundo. Seu consumo é quase o triplo do segundo colocado no ranking (China).  Mas apesar de não possuírem grandes reservas, 3 empresas norte-americanas figuram entre as 9 maiores produtoras de petróleo do mundo, o que demonstra toda importância econômica dessa fonte de energia aos EUA.
1 – Exxon Mobil (EUA)
2 – Shell (Holanda)
3 – Petrobras (Brasil)
4 – BP (Reino Unido)
5 – Total (França)
6 – Chevron (EUA)
7 – Eni (Itália)
8 – Conoco Philiphs (EUA)
9 – Repsol (Espanha)


Caracterize as seguintes fontes de energia:
a)            Petróleo
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já provocou muitas guerras, e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.

b)           Gás natural
O gás natural é uma fonte de energia que vem ganhando maior relevância por causa do preço do petróleo. Além do preço, o gás natural é considerado bem menos poluente que o petróleo e também por esse fator te, ganhado mercados.

c)            Energia nuclear
Essa fonte energética é responsável por muita polêmica e desconfiança, a falta de segurança, a destinação do lixo atômico, além da possibilidade de acontecerem acidentes nas usinas, gera a reprovação da utilização da energia nuclear por grande parte da população. Porém é uma fonte em que não há poluição (poluição ≠ contaminação). Há de se ressaltar ainda que o altíssimo custo de instalação e manutenção de uma usina nuclear pesam negativamente para essa fonte.

d)           Carvão mineral
O carvão mineral é a segunda fonte de energia mais utilizada do mundo, depois do petróleo, sendo responsável por 23,3% da energia consumida no mundo em 2003 e, no Brasil, por 6,6%.   
O carvão mineral é um combustível fóssil muito antigo, formado há cerca de 400 milhões de anos. Passou a ter grande importância para a economia mundial a partir da Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra (século 19), quando a máquina a vapor passou a ser utilizada na produção manufatureira.

e)           Energia hidrelétrica
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.

  Explique a política brasileira de produção do biodiesel.
  • O Biodiesel de soja é um combustível ecológico (biodegradável e renovável) produzido pela reação de óleo refinado com um álcool (metano ou etano) como catalisador para a reação de transesterificação (A transesterificação é o processo mais utilizado atualmente para a produção de Biodiesel. Por meio dessa reação é possível a separação da glicerina dos óleos vegetais.). Também pode ser produzido pelo processo de craqueamento (Cracking ou craqueamento catalítico do petróleo: Consiste em aquecer o petróleo a alta temperatura (500°C), na presença de catalisadores, provocando ruptura da cadeia carbônica dos hidrocarbonetos, dando outros com menor cadeia carbônica, constituintes da gasolina) e esterificação, sendo este último um processo de tecnologia mais apurada e deverá ser produzido com equipamentos similares aos que processam diesel de petróleo. Nas duas opções resultam em combustível que emite muito menos poluentes no ar que o diesel.


Explique os fatores relevantes a localização das indústrias durante a 1ª e 3ª etapas da Revolução Industrial.
Durante a 1ª fase as indústrias se localizavam, dentre outros fatores, de acordo com a mão-de-obra barata, proximidade de mercado consumidor e abundancia em matéria-prima etc. Já na 3ª fase, os fatores da 1ª continuam importantes, mas existem outros como a disponibilidade de fontes de energia e, principalmente, os incentivos fiscais por parte dos governos.

Como funcionam as multinacionais?
São empresas com sedes em países ricos, que espalham suas filias pelo mundo. Essas filiais não estão somente distribuídas pelos países pobres, e sim por todos os países onde os seus produtos são comercializados. Estas empresas surgiram a partir do momento em que se houve a necessidade de expansão, ou mesmo dos interesses de avançar os negócios para outros planos mercadológicos (outros países).

Qual a importância das fontes de energia para o desenvolvimento econômico?
Fontes de energia são um dos ingredientes essenciais para o desenvolvimento, que é uma das aspirações fundamentais da população dos países da América Latina, Ásia e África. Um país com diversidade energética atrairá investimentos estrangeiros como as multinacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário