quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A dez dias da prova, confira dez dicas para não vacilar no Enem

Fique atento, por exemplo, aos documentos necessários, revise o conteúdo, trabalhe a ansiedade, enfim, relaxe na prova 

A partir desta quarta-feira faltam apenas dez dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova é utilizada como primeira fase de vestibular em muitas universidades, públicas e particulares. E se você não se preparou da forma ideal, deixou para estudar em cima da hora e não freqüentou as aulas, pode esquecer. Não dá mais tempo de fazer uma boa prova. Mas, como a maioria dos leitores estuda e se capacita bem, fique atento para as dez dicas que podem ajudar na hora de fazer o exame.

Pode parecer besteira, mas algumas das recomendações mais importantes são também as mais básicas. Na reta final de preparação o mais correto a se fazer é revisar todo o conteúdo. Diretor de uma rede de escolas da Grande Vitória, o professor de Gramática Fábio Portela diz que os alunos que estudaram vão colher os frutos desse esforço. Ele destaca que nesse momento as matérias devem ser lidas com muito cuidado e que os alunos não podem se desesperar.

E se a revisão é o ponto alto destes últimos dias de estudo, a coordenadora de uma grande escola preparatória do Estado, Heloísa Mannato, indica que a melhor forma de rever os conteúdos é fazer muitos exercícios. "Uma boa dica é pegar as provas dos últimos anos. Isso ajuda muito principalmente o aluno iniciante, que começa a se familiarizar com o tipo da prova", explica.

Heloísa indica ainda que, ao fazer exames antigos, o estudante deve marcar o tempo que gasta em cada questão. " Dessa forma na hora de prestar o Enem ele já sabe quanto vai perder em média em cada uma. Assim ele compreende melhor o espírito do exame e sofre menos com possíveis surpresas na prova deste ano", conta a coordenadora.

Ainda sobre as dicas que podem ajudar na hora de prestar o Enem, Heloísa diz que dois pontos são muito importantes. O primeiro deles é ficar atento ao enunciado das questões, já que é ali que a intenção do problema é exposta. Outra valiosa dica é administrar o tempo. "Existem questões de habilidades fáceis, médias e difíceis. O aluno não pode gastar muito tempo nas mais trabalhosas. A média é três minutos por questão. Ele deve dosar as que são mais fáceis, onde vai levar menos tempo e já marcar no gabarito. Assim fica com mais tempo para as mais difíceis", detalha.

Mas não adianta nada saber o que fazer na hora do exame se o aluno não conseguir chegar bem até o local de prova. Portela destaca que nesses últimos dias o estudante deve evitar baladas pesadas e descansar o máximo possível. "A preparação começa já na hora da sair de casa. É de vital importância que as pessoas respeitem a norma de chegar uma hora antes, para não ficarem nervosas na prova", diz.

Além de descansar durante a semana e respeitar os horários, Heloísa indica que o aluno deve estar em dia com a documentação que é pedida no edital do exame. "É importante saber que o Enem não aceita lápis, celular, relógio, borracha e outros itens. O aluno deve se preocupar também com o local de prova. Ele pode ser enviado para uma região que não conhece. Nesse caso é legal passar por lá antes para não se perder no dia. Existe muito rigor em relação ao horário, quem atrasar não vai entrar, por isso é importante respeitar essas normas", conta a coordenadora. 

Psicológico

O fator psicológico também conta, e muito, quando você senta na cadeira e abre o caderno de questões. Mãos geladas, mistura de fome e nervosismo, medo de não lembrar todos os termos estudados. Mas não adianta 'tremer na base'. Isso só piora. Na semana da prova, preste muita atenção na forma com que você respira, como orienta a psicóloca Keila Carvajal.

"Preste atenção na respiração, tente respirar com mais calma, para oxigenar bem. Isso te deixa mais calmo, mais tranquilo para a prova. E você não pode ficar premeditando o que vai acontecer. Quando estiver fazendo uma questão, pare de pensar nas questões seguintes ou no resultado final".

E o famoso branco só vem pela insegurança, como explica a psicóloca Keila Carvajal. "Não leve tão a sério as coisas. o branco é porque o estudante vê a prova como um bicho, algo maior do que é. É só manter a calma para puxar os conhecimentos", orienta.
10 dicas para se dar bem no Enem
1) Respeite a norma de chegar uma hora antes

2)
Fique atento aos documentos necessários para fazer o Enem

3)
Descanse nos dias finais de preparação para a prova

4)
Revise o conteúdo com cuidado. Uma boa dica é fazer exames de anos anteriores

5)
Leia o enunciado com atenção, é lá que o "problema" da questão está

6)
Administre o tempo gasto em cada questão. A média indicada é de três minutos

7)
Trabalhe a ansiedade, respirando com mais calma. Isso faz uma diferença grande

8)
Não fique premeditando o que vai acontecer na prova ou no resultado

9)
No meio da prova, faça intervalos para se hidratar e comer alguma coisa

10)
Por último, relaxe na prova. O 'branco' na resposta é prejudicial. O que você sabe, você sabe e não esquece


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário