segunda-feira, 25 de julho de 2011

Para ajudar na preparação do Delegado

Para a preparação de um delegado, é preciso reunir informações básicas sobre as Nações Unidas para que os delegados sintam-se confortáveis para propor soluções e debater as questões apresentadas.

O conhecimento do país que representa, as políticas externas e características também é essencial para a preparação de um delegado. Não é necessário decorar todos os dados pesquisados, é recomendável tê-los em mãos durante as sessões do Comitê para que sejam facilmente consultados.






Dados gerais sobre o país



Sobre os recursos

econômicos, sociais e estratégicos



Sobre a estrutura política







Onde fica (continente,

região)?



Qual é o diferencial econômico no cenário internacional? Há alguma especialização em produtos ou serviços?





Qual o tipo de governo?





Com quais países divide

fronteira?



Como é o equilíbrio da

balança comercial? Há mais importação

ou exportação?



Como funciona a estrutura

de governo do país?



Com quais países são

estabelecidos laços

comerciais?

Sob qual sistema

econômico ele se

estabelece?



Qual a credibilidade que o povo tem no governo?



O país faz parte de

alguma organização regional ou internacional?

Há algum tipo de recurso

natural relevante?





O governo é estável?



Qual a religião e cultura

predominante?



Qual o grau de

desenvolvimento da

nação?

Qual é a influência do país na região ou no continente?



Lembrem-se: a preparação para a II MINI-ONU do SESI LARANJEIRAS será mais proveitosa se o trabalho for dividido entre os membros da delegação. Uma sugestão é dividir as tarefas por comitê.



O segundo passo da preparação é aprofundar a pesquisa enfocando o tópico do comitê do qual pertence e a posição do país a ser representado no mesmo. Um ponto de partida fundamental para essa pesquisa é a leitura de jornais e revistas sendo estas digitais ou não. Eles ajudarão a compreender o tema e direcionar a pesquisa.

Consultem a biblioteca do colégio e consultem a bibliografia e os materiais indicados pelos diretores no Guia. Os professores de geografia, história, sociologia e português também são fontes importantes de informações, bem como coordenadores de projetos interdisciplinares, podendo complementar a pesquisa com livros e outros materiais relevantes.



Websites de procura, como o Google (www.google.com) ou o Yahoo! (www.yahoo.com) também são suportes para as pesquisas. Para inteirar-se sobre a política externa dos países que irão representar, procurem por reportagens, artigos e textos que mencionem ou tratem de alguma ação que sua nação tomou ou pretende tomar sobre o tema proposto. Procurem o website do governo ou entrem em contato com consulados e embaixada do país a ser representado, assim eles podem dar posicionamentos mais aprofundados e/ou ainda indicar fontes de pesquisa adicionais. Caso o país seja membro de alguma organização regional ou bloco importante, informem-se sobre como a ação conjunta sobre o tema se dá. Para aqueles que têm domínio da língua inglesa, uma boa fonte de pesquisa são os websites www.embassy.org e www.mofa.com, com informações sobre praticamente todos os países. Outros websites importantes são das Representações Diplomáticas permanentes junto à ONU (http://www.un.int).


DICA: Tentem preencher a tabelinha para iniciar e o MAPA MUNDI DO IBGE AJUDA MUITO.

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