Atentado na Noruega tem relações com políticas imigrantistas.
Segundo o governo norueguês um dos motivos atribuídos ao ataque de Anders Brievik, de 32 anos, na ultima sexta-feira, 22 de julho, tem fortes indícios com as ultimas ações do país em favor dos imigrantes. Brievik partidário de direita e anti-islamita, não concordava com imigrantes no país, daí as causas ao ataque e a morte de ativistas do partido trabalhistas na ilha de Utoya. Anders, vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 68 morreram a maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Anders foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador, que é ligado à extrema-direita e publicou um manifesto na internet chamando à violência contra muçulmanos e comunistas, também tem envolvimento no ataque a capital Oslo.
Era objetivo do atirador matar membros do partido trabalhista, que governa o país, para que a legenda desse partido diminuísse e estivesse enfraquecido nas eleições que acontecerão em 2012.
Bom, prato cheio para a galera que está responsável pelo desenvolvimento do tema MIGRAÇÕES. Como podem perceber, existem várias conjecturas a serem pesquisadas sobre causas e consequências dos movimentos migratórios. Alguns contextos podem ser abordados, como o incentivo a imigração na Europa no Pós Guerra pela necessidade de reconstrução do país. Atualmente existe uma recessão econômica atingindo a União Européia, portanto a presença de imigrantes tem como consequência a desvalorização salarial e o aumento da xenofobia, como pode ser observado no caso da Noruega.
Áureo Júnior
Sugestão e pesquisa de material: Arthur Lemos Coutinho(3º A)
Nenhum comentário:
Postar um comentário