sábado, 23 de junho de 2012

CONTEÚDO 2º ANO


Conteúdo 2º ano
·         Urbanização – é um processo onde se verifica o aumento da população das cidades em relação a população rural. Esse aumento demográfico traz a necessidade de aumento nas obras de infraestrutura e uma grande intervenção das políticas públicas.
·         Os fluxos migratórios são determinados de acordo com a motivação, ou seja, qual o real motivo para que os povos migrem? Dentre os muitos, os principais são:
o   Mudança na qualidade de vida
o   Perseguições políticas
o   Guerras etc.
o   No caso das migrações internas, a fuga de fenômenos climáticos ou da pobreza, ou mesmo o êxodo rural fazem com que a população migre para as grandes cidades, que, teoricamente são regiões onde existem mais oportunidades de emprego.
·         Sobre os fluxos migratórios, devemos lembrar ainda que existem as áreas de repulsão – áreas que não oferecem grandes oportunidades, por isso a população dessas áreas migra para outras regiões. Ainda existem as áreas de atração – normalmente as grandes cidades, onde existem grandes possibilidades de mudança no padrão de vida.
·         Hierarquia urbana – Importância das cidades:
§  Metrópoles globais: suas áreas de influencia ultrapassam as fronteiras de seus estados, região ou mesmo do país.
§  Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país.
§  Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram.
§  Capitais regionais: constituem o terceiro nível da gestão territorial, e exercem influência no estado e em estados próximos.
§  Centros sub-regionais: exercem influência apenas em cidades próximas, povoados e zona rural.
§  Centros de zona: apresentam atuação restrita a imediações, exercendo funções elementares de gestão.  

·         Urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Urbanização em Países Desenvolvidos
Os fatores atrativos da urbanização, em países desenvolvidos, estão ligados basicamente ao processo de industrialização em sentido amplo, ou seja, às transformações provocadas na cidade pela indústria, notadamente quanto à geração de oportunidades de empregos, seja no setor secundário, seja no setor terciário, com salários em geral mais altos. Essas condições surgiram primeiramente nos países de industrialização antiga, os países desenvolvidos. Nesses países, além das transformações urbanas, houve, como consequência da Revolução Industrial, também uma revolução agrícola, ou seja, uma modernização da agropecuária que, ao longo da história, foi possibilitando a transferência de pessoas do campo para a cidade, principalmente como resultado da mecanização da agricultura.
A urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades foram se estruturando lentamente para absorver os migrantes, havendo melhorias na infraestrutura urbana – moradia, água, esgoto, luz, etc. – e aumento de geração de empregos. Assim, os problemas urbanos não se multiplicaram tanto como nos países subdesenvolvidos. Além disso, pelo fato de gradativamente haver um aumento nos fluxos de mercadorias e pessoas, o processo de industrialização foi também se descentralizando geograficamente. Como resultado, há nos países desenvolvidos uma densa e articulada rede de cidades.

Urbanização em Países Subdesenvolvidos

Já os fatores repulsivos são típicos de países subdesenvolvidos, sem indústrias ou com um baixo nível de industrialização. Estão ligados fundamentalmente às péssimas condições de vida existentes na zona rural, em função da estrutura fundiária bastante concentrada, dos baixos salários, da falta de apoio aos pequenos agricultores, do arcaísmo, das técnicas de cultivo, etc. Assim, há uma grande transferência de população para as cidades, notadamente para as grandes metrópoles, criando uma série de problemas urbanos. Tais problemas são resultado de um fenômeno urbano característico de muitos países subdesenvolvidos: a macrocefalia urbana.
·         Planejamento Urbano – diante do crescimento das cidades, foi criada um ferramenta de controle dos órgãos públicos sobre o crescimento urbano. O PDU ou PDM é o mecanismo utilizado para diminuir os problemas relacionados a infraestrutura das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário